Como fica o dente de quem chupa chupeta? 5 verdades e mitos!

Como fica o dente de quem chupa chupeta? 5 verdades e mitos!

Mamães e papais, vocês sabem o que acontece com o dente de quem chupa chupeta? Essa é uma dúvida comum entre os pais de bebês e crianças pequenas, por isso mesmo é importante compreender o que esse acessório pode ocasionar para a dentição e a saúde bucal dos pequenos.

Se o seu filho usa chupeta e você tem dúvidas sobre se isso pode afetar a dentição dele, então não deixe de ler este conteúdo até o final.

Aqui vamos mostrar verdades e mitos sobre o uso da chupeta por crianças e bebês. Acompanhe!

Mitos e Verdades sobre como fica o dente de quem chupa chupeta

Como fica o dente de quem chupa chupeta? 5 verdades e mitos!
Fonte: Freepik

A chupeta pode entortar os dentes da criança

Verdade, apesar de muitas pessoas acreditarem que é só uma “lenda urbana”, o uso da chupeta é prejudicial aos dentes dos pequenos.

O uso dela e o ato de sugar afeta diretamente a dentição, bem como pode levar a criança a desenvolver um hábito que é bem difícil de ser corrigido. Lembre-se que o ato da sucção para o bebê deve ficar restrito à função da alimentação.

Sendo assim, você deve evitar oferecer ao bebê ou à criança a chupeta, e ainda que ela tenha pegado o hábito de sugar o próprio dedo, você deve fazer de tudo para reverter essa situação rapidamente.

Esses dois maus hábitos apenas irão impactar de forma negativa a saúde oral do pequeno desce cedo.

Existe uma idade ideal para retirada da chupeta da criança

Na verdade, não há qualquer definição de qual seria a idade certa para retirar a chupeta do bebê ou da criança para melhorar o dente de quem chupa chupeta. A recomendação é que o objeto seja retirado o mais rápido possível, para que o hábito seja revertido mais facilmente.

A grande questão é que nem sempre isso é algo fácil, então você pode limitar a utilização da chupeta pela criança até, no máximo, os dois anos.

Com isso, você conseguirá reduzir os riscos de danos para o dentes de quem chupa bico e se já houver algum problema, será possível corrigi-lo rapidamente.

A retirada não é simples, porém, você pode usar o fato de que nessa idade o pequeno apresenta alguns outros interesses e já não possui a necessidade da sucção, além do fato de que compreende muito melhor todas as coisas.

É possível fazer a troca da chupeta por algum presente, por exemplo, inventando uma situação lúdica para que o processo seja menos complexo.

Fora isso, lembre-se que os pais têm a última palavra e precisam também ser firmes posteriormente, sem oferecer novamente a chupeta depois que ela for retirada.

A chupeta pode trazer problemas à saúde do bebê

Verdade, e aqui esses riscos têm relação, em especial, por conta do uso constante e da má higienização da chupeta.

Quando os dentinhos começam a nascer, é importante que os pais diminuam ao máximo o uso da chupeta pelo bebê ou pela criança, em especial ao longo do dia.

A utilização da chupeta por si só já impacta na dentição, entretanto, se ela ficar suja pode acabar gerando mais riscos para a saúde geral dos pequenos.

Sobre o tema, os pais também devem ter muita atenção durante o uso da chupeta pelos bebês ou crianças, pois muitas vezes ela pode cair no chão e o pequeno pegar e recolocar na boca sem a correta higienização.

O uso da chupeta pelo bebê tem impacto sobre a amamentação

Essa é uma verdade parcial sobre como fica o dente de quem chupa chupeta, porém, é fato que a própria Sociedade Brasileira de Pediatria aborda o tema em suas diretrizes.

A SBP confirma que há sim uma relação entre a utilização das chupetas pelo bebê e um impacto negativo na amamentação dos pequenos.

Apesar disso, a associação ainda deixa bem claro que é necessário obter mais evidências sobre o tema. Isso porque quanto mais a amamentação estiver estabelecida, menor será a necessidade do bebê para o uso da chupeta.

Existem outras entidades, por outro lado, que dizem que não existem evidências que sejam robustas sobre o impacto da chupeta no aleitamento materno infantil.

Ou seja, teoricamente, o bebê usar chupeta não quer dizer que ele vai mamar por menos tempo, mas para isso, é necessário que o acessório seja oferecido ao bebê apenas depois das quatro primeiras semanas de vida.

É nesse período que o hábito da amamentação estará totalmente estabelecido e a chupeta não terá tanto impacto negativo para o pequeno.

A chupeta atrapalha diretamente o desenvolvimento oral

Essa é mais uma verdade e existem estudos feitos pelo mundo que demonstram a relação entre o uso da chupeta de forma prolongada com uma maior incidência de problemas dentais.

Caso a utilização da chupeta seja interrompida antes da criança completar dois anos, ainda que tenha ocorrido um pouco de abertura na mordida, há a readequação óssea do maxilar e da mandíbula, voltando ao formato ideal.

Portanto, aqui mais uma vez fica claro como é importante retirar rapidamente a chupeta do uso diário do bebê.

Todos os bicos das chupetas são iguais

Por último, entre os mitos e verdades sobre o que acontece com dente de quem chupa chupeta, é importante ressaltar que os bicos dos acessórios não são todos iguais. Ou seja, é mito!

Primeiramente, há uma recomendação feita por especialistas para que chupetas de nenhum formato ou tipo de material sejam utilizadas.

Porém, se o bebê tem o hábito de utilizar, algumas dicas são importantes para a escolha da melhor opção.

Começando pelo escudo da chupeta, que é aquela parte que fica externa ao bico, ele deverá ser côncavo e deve ter orifícios que ajudem na respiração, evitando qualquer tipo de irritação no lábio ou na pele.

No caso do bico, ele deve ser o mais macio possível e deverá ter um tipo de formato que dê a possibilidade da criança de abocanhar e fechar sua boca ao máximo, reduzindo os riscos para a dentição.

Sendo assim, explicamos sobre como fica o dente de quem chupa chupeta.

Conclusão

Como você pode ver aqui, é importante deixar bem claro o que acontece com o dente de quem chupa chupeta, afirmando alguns fatos e desmentindo mitos disseminados sobre o tema por aí.

Neste texto, trouxemos aqui algumas informações essenciais para que você aprenda tudo sobre a utilização da chupeta por bebês e crianças.

O que achou do conteúdo sobre as verdades e os mitos de como fica o dente de quem chupa chupeta?

Agora que você já sabe como fica o dente de quem chupa chupeta, você sabe como ficam os dentes de quem chupa dedo? Confira este artigo também aqui no Portal Maternidade!

Deixe um comentário